Quem não deseja mudar de vida e seguir a carreira dos seus sonhos, não é mesmo? Diante de um mundo cada vez mais competitivo, no entanto, buscar uma recolocação profissional pode ser desafiador. O seu currículo é o cartão de visitas na hora de se reposicionar no mercado de trabalho e algumas estratégias podem fazer a diferença e chamar a atenção dos recrutadores. Quer saber quais são elas? Então continue a leitura e descubra como fazer um currículo para a sua recolocação profissional!

Defina o seu objetivo

O primeiro passo para montar um currículo de recolocação profissional é definir quais são seus objetivos. Ou seja, é preciso que você reflita sobre o que deseja fazer, quais cargos quer ocupar, como deve ser a cultura da empresa da qual quer fazer parte, entre outros elementos. Então, a partir das suas metas de carreira, escreva, de maneira clara e sucinta, o objetivo profissional do currículo. Vale lembrar que existe a possibilidade de alterá-lo de acordo com a vaga para a qual você vai se candidatar.

Atualize o seu currículo

Mantenha o seu currículo sempre atualizado, com todas as suas experiências e capacitações. Para isso, comece fazendo uma linha do tempo profissional. Inclua nela as suas formações, experiências, cursos e prêmios. Além disso, para facilitar o processo de recolocação profissional, aproveite para registrar quais foram os principais conhecimentos adquiridos e desafios de cada um dos elementos listados. A partir disso, selecione as experiências mais relevantes para colocar no seu currículo. Lembre-se de que ele deve ser curto, com no máximo duas páginas. Portanto, opte por aquelas que mais se adequam aos seus objetivos.

Inclua capacitações

Cursos e capacitações agregam valor ao seu currículo. Dessa forma, se você deseja uma recolocação profissional, principalmente em um área diferente da que você atua agora, é essencial incluir esses elementos. Aqui, valem tanto os cursos técnicos quanto os comportamentais, desde que eles auxiliem no desenvolvimento de algumas competências-chave. Caso não tenha muitas capacitações, invista nesse tipo de conhecimento e aproveite para se desenvolver profissionalmente.

Alinhe o currículo à vaga

Após estruturar o seu currículo, é importante lembrar de revisá-lo todas as vezes que for se candidatar para uma vaga. Isso porque o currículo precisa estar alinhado às exigências da empresa e do cargo que você deseja assumir. Portanto, revise o objetivo e as experiências profissionais colocadas para mostrar aos recrutadores que você é o candidato perfeito para a vaga. Como você já deve ter percebido, a recolocação profissional não é um processo fácil e exige dedicação e coragem. O currículo assume um papel central nesse momento, já que é por meio dele que você chama a atenção das empresas e garante o emprego dos seus sonhos. Assim, para potencializar o sucesso da sua carreira, basta seguir os passos que apresentamos aqui: definir o seu objetivo profissional, atualizar seu currículo, incluir nele suas capacitações e alinhá-lo às vagas desejadas. Gostou do nosso conteúdo sobre recolocação profissional? Então curta a nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das atualizações do nosso blog!

Clique aqui para Baixar o Modelo de Curriculum.

Compartilhe isso!

Mostre as pessoas que você se importa com elas.